Trindade, Triunidade, Monoteismo, politeísmo.


Um breve comentário sobre as ideologias na tentativa explicar Deus. Uns procuram explicar Deus como um ser que não se divide e é o mesmo filho, o mesmo Espírito Santo que é o mesmo Pai.  Outros discordam disso e dizem que Deus é em 3 pessoas distintas com uma única essência. Outros dizem que Jesus não é Deus e que só existe um Deus.
O homem se julga tão sábio a ponto de explicar como Deus é.  O que Deus é. Se ele se divide ou não.   Quando o homem conseguir descobrir a origem de Deus, daí poderá explicar o que é Deus. Como isso é impossível para a nossa mente humana, pois Deus não tem origem, Ele é Eterno. 
Se não entendemos a eternidade de Deus, como poderemos explicar Deus e ainda discutirmos uns com os outros sobre o assunto?
Quero abordar alguns conceitos e deixar perguntas no ar sobre os textos bíblicos que apresentam Deus uno e em outros as pessoas da triunidade.  Cada um que acredite no que quiser, pois este mistério só será revelado no grande dia.
Eu creio na unidade e creio na triunidade. Existem textos que expressam três pessoas distintas e existem textos que expressam uma unidade de pessoas. Então sou trinitariano e sou unicista ao mesmo tempo.

_____________________________________________________

Muitos povos cultuavam deuses.  Muitos utilizavam três deuses em seus governos.
 
Exemplos abaixo:
Suméria
“O universo foi dividido em três regiões cada uma dos quais tornou-se o domínio de um deus. Anu regia o céu. A terra foi dada a Enlil. Ea se tornou o governante das águas. Juntos, eles constituem a tríade dos Grandes Deuses”
(A Enciclopédia Larousse de Mitologia [The Larousse Encyclopedia of Mythology]
, 1994, págs. 54-55)

Babilônia
“Os antigos babilônios reconheceram a doutrina de uma trindade, ou três pessoas em um deus―como aparece em um deus composto de três cabeças que fazem parte de sua mitologia, e o uso do triângulo equilátero, também, como um emblema da trindade como unidade” (Thomas Dennis Rock, A Mulher Mística e as Cidades das Nações
 [The Mystical Woman and the Cities of the Nations], 1867, págs. 22-23).

Índia
“Os Puranas, uma das bíblias hindu de mais de três mil anos atrás, contém a seguinte passagem: ‘Ó três Senhores! sabes que eu reconheço um só Deus. Dizei-me, portanto, qual de vós sois a verdadeira divindade, para que eu possa recorrer somente a ele em minha adorações’. Os três deuses, Brahma, Vishnu e Shiva [ou Siva], tornando-se manifesto a ele, responderam: ‘Aprendei, Ó devoto, que não há distinção real entre nós. O que lhe surge é somente a semelhança. O único ser aparece sob três formas pelos atos de criação, preservação e destruição, mas ele é um só’”.
“Por isso, o triângulo foi adotado por todas as nações antigas como um símbolo da Divindade . . . O três foi considerado entre todas as nações pagãs como o principal dos números místicos, porque, como Aristóteles observou, ele contém dentro de si um começo, um meio e um fim. Por isso achamos que ele designa alguns dos atributos de quase todos os deuses pagãos”
(Sinclair, pág. 382-383).

Grécia
“No século IV a.C. Aristóteles escreveu: “Todas as coisas são três, e três vezes é tudo, e vamos usar esse número na adoração dos deuses, pois, como dizem os pitagóricos, tudo e todas as coisas são limitadas por três, o fim, o meio e o início têm este número em tudo, e este compõe o número da trindade”
(Arthur Weigall, Paganismo no Nosso Cristianismo [Paganism in Our Christianity], 1928, pág. 197-198).

Egito
“O Hino a Amon ordena que ‘Nenhum deus surgiu antes dele (Amon)’ e que ‘Todos os deuses são três: Amon, Ré e Ptah, e não existe um segundo a eles. Oculto é o seu nome como Amon, ele é Ré na face, e seu corpo é Ptah’... Esta é uma declaração de trindade, os três principais deuses do Egito agrupados em um deles, Amon. Claramente, o conceito de união orgânica dentro da pluralidade alcançou um impulso extraordinário com esta formulação. Teologicamente, de uma forma tosca e surpreendente isso se aproxima da posterior forma cristã de monoteísmo trinitário plural”
(Simson Najovits, Egito: O Tronco da Árvore, vol. 2, 2004, págs. 83-84).

Outras regiões
Muitas outras áreas tinham suas próprias trindades divinas.
Na Grécia eram Zeus, Poseidon e Adonis.

Os fenícios adoraram Ulomus, Ulosuros e Eliun.

Em Roma adoravam
Saturno (Ninrode), Vênus (Semíramis) e Cupido (Tamuz).

Nas nações germânicas eram  Wodan, Thor e Fricco.

E sobre os celtas, uma fonte diz:
‘As divindades pagãs antigas do irlandeses pagãos, Criosan, Biosena e Seeva, ou Sheeva, são sem dúvida o Creeshna [Krishna], Veeshnu [Vishnu],
[ou o todo incluso] Brahma, e Siva [Shiva], dos hindus’” (Thomas Maurice, A História do Hinduísmo, vol. 2, 1798, pág. 171).



_________________________________________

O hinduísmo é uma das principais religiões praticadas no Oriente, mais especificamente na Índia, e a quantidade de deuses, costumes e tradições dos hindus fascinam pessoas pelo mundo todo. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre os principais deuses do hinduísmo e as suas características. Veja abaixo:
Brahma
É o deus da criação e faz parte da principal trindade de deuses do hinduísmo, chamada Trimúrti. Os outros deuses dessa trindade são Vishnu e Shiva. Brahma representa o equilíbrio e mente universal. Normalmente ele é representado na forma de homem velho, com quatro braços e quatro rostos, sentado sobre uma flor de lótus.

__________________________________________________________________________________
Depois surge o Império Romano, e eles, mais uma vez, se disfarçam de Saturno (Ninrode), Vênus (Semíramis) e Cupido (Tamuz).


__________________________________________

Trimurti
Trimúrti (em sânscrito: Trimurti, lit. "três formas") é a parte manifesta tripla da divindade suprema, além das representações do Brâman, fazendo-se tripla no intuito de liderar os diferentes estados do universo. A trimúrti é composta pelos três principais deuses do hinduismo: Brahma, Vishnu e Shiva, que simbolizam respectivamente a criação, a conservação e a destruição.



________________________________________________________
____________________________________________
_____________________________
____________
__.
A lermos isso, imaginamos que tentaram colocar estas semelhanças dentro das igrejas. Não é esta a verdade. Este debate não terá fim. Pois em cada trecho bíblico encontramos argumentos dos vários seguimentos que argumentaram no concílio de Nicéia.











        Teologia da Trindade

Singnificado de Trindade: Substantivo feminino Religião Termo usado em relação a Deus para exprimir a crença de que, em um único Deus, há três Pessoas divinas: Pai, Filho e Espírito Santo. A concepção da trindade foi tirada dos ensinamentos de Cristo que figuram no Novo Testamento. A crença no Pai, no Filho e no Espírito Santo foi definida pela primeira vez no primeiro dos concí1ios gerais da Igreja, o Primeiro Concílio de Nicéia, em 325. Esse concílio declarou que o Filho é da mesma substância que o Pai.Festa em que se honra esse mistério, celebrada no domingo imediato ao de Pentecostes.Grupo de três pessoas ou coisas semelhantes; trio.
Trindade é sinônimo de: trilogia, tríade
Visão Trinitariana

______________________________________________________
____________________________
__________
__

Teologia dos unicistas:

Visão Unicista


Singnificado de Unicistas:

Significado de Unicismo Por (SP) em
1. Religião,Prática de adoração a um só Deus; Negam a existência da santa trindade.

Acreditam que o Pai é o Filho que é o Espírito Santo.  Creem que Deus se manifestou no filho e no ES, mas que é uma única pessoa e não três pessoas.



_____________________________________________________






Esta é a melhor definição para entender o real significado da palavra trindade. Muitos não acreditam nesta teologia.  A palavra trindade não existe nas escrituras sagradas e nem temos nada semelhante para ilustrar isso.  Alguns utilizam o homem como sendo corpo, alma e espírito e o mesmo é um único ser em três formas distintas.  É uma teologia e este nome foi criado por um teólogo de Cartago, na província romana da África.  Chamado Tertuliano.
Nasceu em 160 e morreu em 220. Um grande teólogo que lidava com problemas de todos os tipos e quando não existia uma palavra que expressasse uma tradução aproximada, ele criava uma. Foi isso que aconteceu com o termo "Trindade" (em latim: Trinitas) Alguns estudiosos dizem que ele era um dos Padres latinos. Apesar de nos seus escritos não citar tal função. Algumas das ideias de Tertuliano não eram aceitáveis para os ortodoxos e, no fim de sua vida, ele se tornou um montanista.
A bíblia não dá esclarecimentos do que vem a ser trindade.  Ela afirma em alguns trechos. Naquele período, Tertuliano já se preocupava com isso em meio ao Sabelianismo,  doutrina que afirmava que Deus era o pai e se transformou no filho e depois se transformou no ES  e também o Arianismo  que pregava que Jesus foi criado por Deus e que nasceu como homem apenas. E o  Triteísmo que afirmava a existência de três deuses.  Todas estas doutrinas que atacavam os teólogos da época. Imaginem os problemas que causaram estas teologias!
Haviam debates grandes sobre vários assuntos e este com certeza foi um dos maiores.
Entrem no cenários os grandes capadócios.  Na metade do IV século, no Concílio de Constantinopla em 381, tornavam vitorioso o debate.
Basilio de Cesaréia
Gregório de Nissa
Gregório de Nazianzo
  ( Amigo dos dois irmãos acima)


Afirmaram que no Ser Divino há uma só “ousia” (essência, substância) e três hipóstases (distinções pessoais). E isso foi aceito por todos até aos dias de hoje. Com exceção de alguns grupos de cristãos ortodoxos e dos judeus.  Para os judeus esta teologia foi criada para obrigar aos judeus adorarem a outro deus.
Os judeus da época foram monitordos em suas sinagogas, para que nao recitassem o "SHEMA ISRAEL". ( uma reza judaica escrita em Deuteronómio. 6, v4 em diamte. Onde afirma que Israel só.tem um único Deus )
Esta foi e é a teologia aceitada pela comunidade cristã ( em sua maioria ) por conter elementos comprobatórios de que a trindade realmente existe. Ainda hoje existem unicistas. São os que até aos dias de hoje não aceitam que Iavé se divide. Os judeus e os cristãos ortodóxos não aceitam tal doutrina.


________________________________________                    

* Deus se divide?
* Deus morreu?
*Jesus é toda a divindade ou uma parte dela?
* Deus é visível?
* Filho de Deus no velho testamento?
* O filho existia antes da encarnação do verbo?
*  Deus enviou outro, ou ele mesmo foi?
* Jesus precisava orar?
* Pra quem Jesus orava? Pra ele mesmo?
* O batismo tinha 3 pessoas
* Jesus é a imagem do Deus invisível?
* Emanuel é Deus conosco ou o filho de Deus conosco?
* Filipe viu o Pai ou viu o filho?
*  As 3 pessoas são parecidas, iguais ou diferentes?

Estas questões acima são as maiores causas de debates polêmicos.


______________________________________________________

Unicistas
Visão Trinitariana



Os unicistas afirmam que Jesus entra no céu com um corpo visível. O qual nunca existiu lá.  E não conheciam isso.   Toda a plenitude de Deus em um corpo.


Salmo 24
7  
Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.

8  Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.
9  Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
10  Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)


Os unicistas utilizam o texto abaixo para dizer que os trinitarianos negariam a Jesus Cristo como sendo o próprio Pai. Judas:4
 
Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.



Os unicistas  utilizam o texto abaixo para dizer que não há outro salvador  e  que nasce o Savador que é o único salvador e Deus que se fez carne.Isaías 44:6"Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.Isaías 45:23

Lucas 2:11 
Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.

Os unicistas utilizam dois textos abaixo para dizerem que todo joelho se dobrará a um ser. E que este ser se apresenta como Jesus e Ele é o mesmo Pai.  Pois só iremos dobrar os joelhos para um.

Ísaías 45:23  Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará.  

Romanos 14:11  Porque está escrito:Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus.

Filipenses 2:10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

Os unicistas utilizam o texto abaixo para afirmar que o céu nunca ficou vazio e que Jesus disse que estava na terra e ao mesmo tempo estava no céu.  Sendo eles a mesma pessoa.

João 3:13Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.

Os unicistas utilizam texto abaixo para afirmar que Jesus é a imagem visível de Deus.   O Pai se deixou ver e se transformou no filho de forma visível.

Colossenses 1:15
O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

Os unicistas utilizam o texto abaixo para afirmar que Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.  Ele é o Pai.

Apocalipse 19:16
E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.


Afirmam que não existe a expressão "Filho de Deus no Velho testamento se referindo ao Messias e que o Messias é o memso Deus forte:
Isaías 9
6  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz..

________________________________________


Textos trinitarianos.  Jesus separado do Pai:

Os trinitarianos utilizam texto abaixo para afirmar que Jesus existia e tinha a mesma glória do Pai. Antes do mundo existir.
João 17:5

E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

Os trinitarianos utilizam texto abaixo para afirmar que o batismo é no nome de três pessoas distintas na triunidade.
Mateus 28:19

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Os trinitarianos utilizam texto abaixo para afirmar que Jesus estava com Deus. E estar não é ser.
João 1
1  NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2  Ele estava no princípio com Deus.

14  E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
18  Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.


O melhor texto que comprova a triunidade e a distinção deles é este texto em Mateus 12. Onde está expresso que se disserem alguma palavra contra o filho, será perdoada. Mas contra o Espírito Santo não.   Se os dois fossem um, tudo o que acontecesse com o filho, também aconteceria com o Pai e o ES. Logo ao pecar contra o filho, você não peca contra o ES. Pois obterá o perdão.  O seu pecado foi só contra o filho.  Se fossem únicos, isso não seria possível. Pois não seriam duas pessoas distintas e sim um único ser.

Mateus 12:31

Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.32  E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.

_________________________________________



Desde a época de Cristo, os imperadores perseguiam e matavam aos cristãos.  Constantino ficou conhecido como o salvador do cristianismo.




Fragmento de uma estátua monumental de Constantino, que combinava partes em mármore com outras em bronze, representando-o sentado e vestido de couraça. Erguida na chamada Basílica de Constantino, em Roma, foi projetada por Magêncio e completada por Constantino; atualmente está nos Museus Capitolinos.
Reinado 25 de julho de 30629 de outubro de 312 

Surge no cenário romano o imperador Constantino. Entrou na História como o primeiro imperador romano a professar o cristianismo. Venceu Magêncio na Batalha da Ponte Mílvia, em 28 de outubro de 312, perto de Roma, atribuindo sua vitória ao Deus cristão. Pois, sonhou com uma cruz, antes da batalha e nela estava escrito:


In hoc signo vinces é a tradução latina da frase grego
"ἐν τούτῳ νίκα"que significa "Por este sinal conquistarás". Segundo a lenda, constantino I adotou esta frase grega "εν τούτῳ νίκα" (in hoc signo vincescomo lema.  De manhã, um pouco antes da batalha, mandou que pintassem uma cruz nos escudos dos soldados e conseguiu uma vitória esmagadora sobre o inimigo. Constantino não abandonou claramente sua adoração com relação ao deus imperial Sol. Mas apesar de seu batismo, há dúvidas se realmente ele se tornou cristão. A Enciclopédia Católica afirma: "Constantino favoreceu de modo igual ambas as religiões. Como sumo pontífice ele velou pela adoração pagã e protegeu seus direitos." E a Enciclopédia Hídria observa: "Constantino nunca se tornou cristão". No dia anterior ao da sua morte, Constantino fizera um sacrifício a Zeus, e até o último dia usou o título pagão de pontífice máximo (pontifex maximus).


Concílio de Nicéia
Aconteceu do 20 de maio ao 25 de julho de 325.
O concílio foi aberto formalmente a 20 de maio, na estrutura central do palácio imperial, ocupando-se com discussões preparatórias na questão ariana, ( Ário )
A votação final, quanto ao reconhecimento da divindade de Cristo, foi um total de 300 votos a favor contra dois desfavoráveis. A doutrina de Ario foi anatematizada e os dois bispos que votaram contra e mantiveram sua posição, contrariando a posição do concílio, foram exilados pelo imperador.

Seguimentos existentes na época:
Arianismo
Deus só o Pai. O filho não é Deus. Foi uma criatura.
O arianismo foi uma visão cristológica sustentada pelos seguidores de Ário, presbítero cristão de Alexandria nos primeiros tempos da Igreja primitiva, que negava a existência da consubstancialidade entre Jesus e Deus Pai, que os igualasse, concebendo Cristo como um ser pré-existente e criado, embora a primeira e mais excelsa de todas as criaturas, que encarnara em Jesus de Nazaré. Jesus então, seria subordinado a Deus Pai, sendo Ele (Jesus) não o próprio Deus em si e por si mesmo. Segundo Ário, só existe um Deus e Jesus é seu filho e não o próprio Deus. Ao mesmo tempo afirmava que Deus seria um grande eterno mistério, oculto em si mesmo, e que nenhuma criatura conseguiria revelá-lo, visto que Ele não pode revelar a si mesmo. Com esta linha de pensamento, o historiador H. M. Gwatkin afirmou, na obra "The Arian Controversy": "O Deus de Ário é um Deus desconhecido, cujo ser se acha oculto em eterno mistério"[1]

Sabelianismo
Sabélio afirmava que Jesus era o próprio Pai e que era também o Espírito Santo.   Um único ser.  O Pai se transformou no Filho e nasceu.
No cristianismo, sabelianismo (também conhecido como modalismo, patripassianismo, unicismo, monarquianismo modalista ou monarquianismo modal) é a crença unicista de que Deus se manifestou em carne (João 1:1; João 1:18) e não três pessoas distintas.
O termo sabelianismo deriva de Sabélio, um padre e teólogo do século III d.C. e defensor da tese. Ele foi um discípulo de Noeto, motivo pelo qual os seguidores desta crença são chamados nas fontes patrísticas de noecianos. Já Tertuliano batizou-a de patripassianismo.
O sabelianismo histórico ensinava que Deus Pai era a única existência verdadeira de Deus, uma crença conhecida como monarquianismo. Um autor descreveu o ensinamento de Sabélio assim: A verdadeira questão, portanto, se torna esta, o que constitui o que chamamos de 'pessoa' na Divindade? É original, substancial, essencial à própria divindade? Ou é parte dos desenvolvimentos e formas de aparecer que a Divindade criou para si para suas criaturas? A primeira opção, Sabélio negava. Esta última ele admitia completamente.[1]
Sabélio afirmava que Jesus era o próprio Pai e que era também o Espírito Santo.   Um único ser.  O Pai se transformou no Filho e nasceu.

Triteísmo 
 Três deuses.
Triteísmo é um conceito sobre a doutrina cristã da Trindade (cristianismo) que pode ser vista como uma espécie de politeísmo. Visa Deus como três Deuses iguais e distintos.


Montanismo
O montanismo foi um movimento cristão fundado por Montano por volta de 156-157 (ou 172), que se organizou e difundiu em comunidades na Ásia Menor, em Roma e no Norte de África. Por ter se originado na região da Frígia, Eusébio de Cesareia relata em sua História Eclesiástica (V.14-16) que ela era chamada de "Heresia Frígia" na época. O movimento caracterizou-se como uma volta ao profetismo, pretendendo revalorizar elementos esquecidos da mensagem cristã primitiva.
Tertuliano tornou-se um montanista.






________________________________________________

O Anjo do Senhor aparece para Moisés e diz que ele é o Deus de Abraão. A bíblia não diz que este Anjo do Senhor é o próprio Cristo. Não há referêcia bíblia pra tal afirmação.  Dai surgiu uma teologia chamada Teofania e Cristofania e diz que o Anjo representa o Pai. 

____________________________________________________


Peço a todos que leram este texto que respondam este questionário abaixo:

* Deus se divide? 
* Deus morreu?
*Jesus é toda a divindade ou uma parte dela?
* Deus é visível?
* Filho de Deus no velho testamento?
* O filho existia antes da encarnação do verbo?
*  Deus enviou outro, ou ele mesmo foi?
* Jesus precisava orar?
* Pra quem Jesus orava? Pra ele mesmo?
* O batismo tinha 3 pessoas
* Jesus é a imagem do Deus invisível?
* Emanuel é Deus conosco ou o filho de Deus conosco?
* Filipe viu o Pai ou viu o filho?
*  As 3 pessoas são parecidas, iguais ou diferentes?

Eu vejo passagens que falam que Deus e o Pai são a mesma pessoa e vejo também passagens onde existem pessoas distintas.
E vcs? O que pensam a respeito?  Deixem comentários. Paz a todos!







Weydson Fernandes Lins. ( Weydson Bíblia )

Um comentário:

  1. Vocês criticam as outras religiões por pregarem falsos ensinos mas vocês também estão no mesmo barco. Quanta petulância e hipocrisia da parte de vocês!

    ResponderExcluir

Postagem em destaque.

Mentiras de Ellen White e mentiras de algumas das seitas adventistas.

Este espaço é para assuntos religiosos. Não cito nome de nenhuma instituição religiosa. Existem várias instituições adventistas. Não cito n...